-->

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resolva com atenção

Arranjos de flores com pets

 Segue abaixo algumas ideias de flores que podem ser feitas pelos alunos com garrafas pets


 .

Aqui além das garrafas , são utilizados materias que temos em sala de aula, tinta têmpera, gliter, cola colorida, tesoura, pistolinha e cola quente para a montagem, palitinhos de churrasquinho, materiais para montagem de arranjos que podem ser aquela cesta velha, caixa de papelão encapada, ou a própria garrafa pet que sobrou.
Para o miolo foi utlizado algodão, meia de seda e linha para atar. Galhos de folhas comprados por 1 real e argila. Depois é só utilizar a imaginação e bom trabalho.

A ampulheta

Árvore de Multiplicação



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Música reverenciando nosso Rio Grande do Sul

 
Céu, Sol, Sul

Eu quero andar nas coxilhas
sentindo as flechilhas das ervas do chão
Ter os pés roseteado de campo
ficar mais trigueiro como o sol de verão.
Fazer versos cantando as belezas
dessa natureza sem par
E mostrar para quem quiser ver
um lugar pra viver sem chorar

É o meu Rio Grande do Sul
céu, sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
e o que mais floresce é o amor

Eu quero me banhar nas fontes
e olhar horizontes com Deus
E sentir que as cantigas nativas
continuam vivas para os filhos meus
Ver os campos florindo em crianças
sorrindo felizes a cantar
E mostrar para quem quiser ver
um lugar pra viver sem chorar

letras de Os Serranos

Esqueleto do corpo humano

Esse esqueleto do corpo humano é bem legal para imprimir e para os alunos fazerem montagens depois e colocar pendurado, colorido na sala de aula.

atividades educativas

 

A caixa de Pandora
Foi a primeira mulher que existiu, criada por Hefesto (deus do fogo, dos metais e da metalurgia) e Atena (deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da arte, da justiça e da habilidade) auxiliados por todos os deuses e sob as ordens de Zeus. Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais. Hermes, porém, pôs no seu coração a traição e a mentira. Feita à semelhança das deusas imortais, destinou-a Clus à espécie humana, como punição por terem os homens recebido de Prometeu o fogo divino. Foi enviada a Epimeteu, a quem Prometeu recomendara que não recebesse nenhum presente dos deuses.                   Vendo-lhe a radiante beleza, Epimeteu esqueceu quanto lhe fora dito pelo irmão e a tomou como esposa.
                Epimeteu tinha em seu poder uma caixa que outrora lhe haviam dado os deuses, que continha todos os males. Avisou a mulher que não a abrisse. Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os males escaparam. Por mais depressa que providenciasse fechá-la, somente conservou um único bem, a esperança. E dali em diante, foram os homens afligidos por todos os males.
Observações:
Coloquei este texto dentro de uma pequena caixa, acompanhada por um pequeno pacote de bala.
Junto dei um caderno pequeno encapado com  as seguintes instruções: Você é responsável pelo que estiver dentro da caixa. É algo muito importante. Não deixe ninguém abrí-la. Você é a/o guardiã(o). Você é totalmente responsável por ela.
Também orientei que escrevessem todos os passos da caixa, o que poderia estar dentro da mesma, quais foram os cuidados que tiveram.
Ao final, depois de ter passado por todos os alunos, Foi revelado o conteúdo da caixa e explicado da importância de se ter confiança e poder confiar em alguém. A missão de cada um foi muito importante.